Activision fala pela primeira vez sobre o SBMM em Call of Duty

sbmm em call of duty

O skill-based matchmaking (SBMM) se tornou um dos temas mais polêmicos de Call of Duty nos últimos anos, e agora a Activision finalmente falou sobre o assunto, esclarecendo como funciona o sistema de busca de partidas no multiplayer.

VEJA TAMBÉM

SBMM

Resumindo de maneira bem simples, o SBMM é um dos fatores levados em consideração na busca de partidas no multiplayer - neste caso, ele tenta nivelar os lobbys procurando jogadores de níveis parecidos.

O sistema está presente em diversos jogos online, e se tornou muito polêmico em Call of Duty há alguns anos. A grande reclamação é pelo fato de o SBMM acabar com a aleatoriedade e diversão dos lobbys casuais, deixando as partidas sempre muito competitivas com esse nivelamento de players.

Após uma promessa feita no início do ano de que falaria sobre o assunto, a Activision finalmente esclareceu aos fãs de Call of Duty como de fato funciona o matchmaking no multiplayer (ranqueadas e Warzone não foram levados em consideração, mas a empresa prometeu falar sobre isso futuramente).

O primeiro tópico abordado na publicação são os pontos levados em consideração no matchmaking. De acordo com o post, conexão é o fator principal, seguido por tempo de busca, que visa ser o menor possível.

Com isso estabelecido, eles também citam os outros fatores usados na busca por partidas, mas sem destacar qual a ordem de importância deles: diversidade das playlists, mapas e modos recentes que o player jogou, skill, dispositivo (mouse ou controle), plataforma, e chat de voz (ligado ou desligado).

Estando ciente de que o fator skill é a principal polêmica na comunidade de Call of Duty devido ao SBMM, a Activision destacou um trecho específico para falar sobre isso:

Enquanto a habilidade é um dos vários fatores no sistema de matchmaking do multiplayer de Call of Duty, sabemos que a comunidade deseja mais informações sobre como ela se encaixa no processo.

A habilidade é determinada com base no desempenho geral do jogador: mortes, vitórias, derrotas, e mais, incluindo a escolha do modo e partidas recentes como uma métrica geral em todas as experiências de multiplayer. Esta é uma medida fluida que está constantemente sendo atualizada e reagindo ao seu estilo de jogo. A habilidade não é apenas um fator na colocação de jogadores contra inimigos, mas também ao encontrar companheiros de equipe.

Call of Duty historicamente considera o desempenho do jogador, entre outros fatores, como parte de nosso processo de matchmaking. Nosso trabalho nesta área acontece desde Modern Warfare (2007). A habilidade é implementada em toda a indústria de videogames, e reconhecemos que é necessário um refinamento contínuo para proporcionar a melhor experiência possível para nossos jogadores.

Utilizamos o desempenho do jogador para garantir que a disparidade entre o mais habilidoso na sala e o menos habilidoso não seja tão vasta a ponto dos jogadores sentirem que sua partida é uma perda de tempo. Nossos dados sobre os resultados dos jogadores indicam claramente que a inclusão da habilidade no processo de matchmaking do multiplayer do Call of Duty (como está atualmente) aumenta a variedade de resultados experimentados por jogadores de todos os níveis de habilidade. Em outras palavras, todos os jogadores (independentemente do nível de habilidade) têm mais chances de experimentar vitórias e derrotas de maneira mais proporcional.

Nossos dados mostram que quando jogadores de menor habilidade estão consistentemente perdendo, eles têm mais chances de abandonar partidas em andamento ou parar de jogar completamente. Isso afeta o grupo de jogadores. Um grupo de jogadores menor significa que os tempos de espera para partidas aumentam e as conexões podem não ser tão boas quanto deveriam. Isso pode se agravar ao longo do tempo, criando um efeito bola de neve. Eventualmente, quando apenas jogadores altamente habilidosos permanecem porque os de menor habilidade desistiram devido à frustração, o resultado é um ecossistema global pior para todos.

Os dados do jogo indicam que impor algumas limitações na disparidade de habilidade entre os jogadores em uma partida cria um ecossistema mais saudável. Também entendemos que muitos jogadores de alta habilidade desejam uma variedade maior de experiências, mas frequentemente sentem que só enfrentam partidas mais desafiadoras. Ouvimos claramente esse feedback e continuaremos testando e explorando ativamente maneiras de mitigar essa preocupação.

A Activision também esclareceu que fatores como tempo de jogo, dinheiro gasto em skins, e até mesmo o jogador ser um criador de conteúdo famoso não têm nenhum tipo de influência no matchmaking.

Por fim, também foi confirmado que não há nenhum tipo de favorecimento para jogadores de menor habilidade em Call of Duty, como maior dano ou melhora do aim assist.

Como mencionado anteriormente, a empresa deve falar em breve sobre o processo de matchmaking nas partidas ranqueadas e até mesmo no Warzone.

Siga as redes sociais do Portal FPS para não perder nenhuma novidade: X (Twitter) - Instagram - Facebook
Postar um comentário

Comentários